sábado, 2 de maio de 2015

Banco Gafanhoto



Nome da Peça: Banco Gafanhoto
Status: VENDIDA!!! 
Observação: Outra peça apenas por encomenda podendo 
haver modificações mediante material disponível.
Valor: R$ 1.500,00 + FRETE
Formas de Pagto: Parcelamos em até 6 Vezes no Cartão s/ Juros
Operadora: Pag Seguro Uol
Dimensões: 125cm (Largura) x 35cm (Altura) x 45cm (Profundidade)
Peso: 30k
Matéria Prima: Madeira maciça de demolição (Peroba Rosa)
Biblioteca 3D SkechUp: Download do Modelo AQUI!!!

Frete: Enviamos pelos Correios (custo à parte). Para o cálculo levamos em consideração as medidas e o peso da peça embalada que dependendo do caso pode ir desmontada com manual de instrução. Enviaremos o cálculo ao seu e-mail conforme a modalidade de serviço dos Correios que você escolher (SEDEX ou PAC). 

Como comprar: Entre em contato conosco pelo e-mail marianointeriores@gmail.com para tirar dúvidas, enviar dados cadastrais, calcular frete e enviar o link do PagSeguro para você efetuar o pagamento. Conforme a compra seja aprovada pelo PagSeguro e este enviar a confirmação para nossa empresa, postaremos a peça nos Correios. Só depois que a entrega for efetuada e comprovada que o PagSeguro irá repassar os valores à nossa empresa. Você poderá a qualquer momento contestar junto à nossa empresa e/ou ao PagSeguro a compra conforme as próprias regras da operadora. 
Saiba mais sobre o PagSeguro aqui: https://pagseguro.uol.com.br/comprar/ 
Maiores informações favor enviar suas dúvidas ao nosso endereço de e-mail ou ligar para (11) 9 8392 - 3155 - TIM (Falar c/ Mariano).


Associação / Inspiração:


Vocabulário:

Design, Marcenaria, Carpintaria, Artesanal, Arte, Tradicional, Rústico, Improviso, Sustentabilidade, Demolição, Provocação, Praga, Natureza, etc.

Processo Criativo:

Esta proposta foi criada à partir de um debate sobre design autoral no grupo de Facebook Design Ações e Críticas do Paulo Oliveira (PR) onde fiz esta criação para provocar o arquiteto Cézar Augusto (MG) que conheço desde da época do Orkut.

Comecei a modelar aleatoriamente sem seguir nada, sem nem mesmo decidir que tipo de peça eu queria fazer, as ideias foram surgindo conforme o modelo ia sendo feito, a associação com o gafanhoto só apareceu no meio do processo e acabou influenciando o resultado final.

Primeira Versão (Imagem da Proposta 3D):



Ao apresentar na rede esta primeira versão, eis que a designer Ana Eliza que uma amiga de longa data gostou tanto da peça que acabou fazendo a encomenda. De início não levei muito a sério, mas ela insistiu e eu acabei topando fazer a peça que criei por brincadeira.

Como eu tinha esta prancha de Peroba Rosa disponível no meu quintal que fomos obrigados a retirar do telhado da garagem para instalar o portão novo, eis que não pensei duas vezes e parti fazer a adequação da criação ao material disponível.

(Origem da Madeira: Telhado da minha garagem - DEMOLIÇÃO)
(A prancha estava servindo de banco improvisado sobre latas de Tinta)





Segunda Versão (Imagem da Proposta 3D):















Execução passo a passo:

Meu amigo Sérgio Junior me ajudou a executar esta peça.
Peguei um disco de serra para madeira maciça que estava encostado há mais de 10 anos e mandei bala cortar a prancha em duas etapas virando a peça para não forçar a serra. Confesso que fiquei surpreso com a facilidade que foi cortar este material e adorei o aroma que a madeira soltou que é bem diferente do MDF.



Sérgio Junior na hora do corte.








Sergio Junior na hora do corte.



















Eu (Luiz Mariano) esquadrejando as peças.

Teste.


Eu poderia ter optado por uma infinidade de formas diferentes de montar esta peça, mas como sou um provocador desde que me conheço por gente, eis que fui pro caminho que sabia muito bem que ia provocar críticas e mais críticas dos meus amigos marceneiros e demais amantes da marcenaria tradicional que defendem junções e ferragens ocultas... Como meu conceito foi unir a marcenaria com a carpintaria, eis que optei por ferragens aparentes (barra de rosca), grampo roseira e cavilha improvisado com cabo de vassoura e parafusos 4,5 x 60 na cara do gol sem nenhuma frescura.








Filho do Sérgio foi nosso cobaia. hehehe


Como a cliente optou por não pintar as peças de verde conforme a proposta 3D, então usei Verniz Pu (Poliuretano Automotivo) com uma demão apenas para proteger a madeira e depois passei lixa fina para alisar e tirar o brilho. Confesso que não curti muito o efeito avermelhado que o verniz deu à peça, mas ficou legal mesmo assim.








Antes que fosse tarde resolvi fazer o molde em MDF de 6mm para facilitar a execução de futuras encomendas.

Foi um grande orgulho executar esta peça, fiquei sentado na frente dela namorado-a por horas e foi triste ter que entregá-la ao assistente da Ana Eliza quando este veio buscá-la.

Meu sogrão, o Sr. Toninho, também aprovou a peça! hehehe

Obviamente que este banco é único, mesmo que eu faça outro nunca será igual a esse, pois a madeira será diferente, talvez as dimensões e até a montagem por "N" motivos...


Luiz Mariano (Designer & Marceneiro)



Oferecimento: